Você sabia? Que a qualidade do áudio da sua emissora faz sua rádio perder seus ouvintes?
Além de bons programas de informação e entretenimento que a rádio proporciona aos ouvintes, a rádio também transmite sentimentos e emoções que estão presentes diariamente nas músicas da programação. Escutamos rádio no ônibus, enquanto estamos indo para o trabalho, escutamos tomando um cafezinho, escutamos no trânsito e em várias outras ocasiões e cenários diversos.
Seja escutando uma música, uma notícia ou se entretendo com uma programação humorística. O seu ouvinte precisa receber um áudio de extrema qualidade. A repetição da palavra “escutar” contida nessa matéria, serve para enfatizar a realidade de toda emissora de rádio, que é transmitir um áudio com definição.
Como entregar um áudio com definição?
Além de vários outros equipamentos como microfones, consoles de áudio, transmissores e outros equipamentos que são essenciais para o funcionamento de uma rádio, sua emissora irá precisar de um “Processador de Áudio”.
Seja sua emissora de rádio pequena, média ou de grande porte, o processador de áudio é fundamental para que o seu ouvinte receba um áudio matematicamente balanceado e equalizado.
Você vai se perguntar, porque matematicamente?
A resposta é que para se entregar um áudio definido, o áudio precisa passar por um tratamento em um “processador”. Esse “processador” é um equipamento desenvolvido unicamente para trabalhar no tratamento do áudio. Falando de uma forma ilustrativa, o processador de áudio, irá realizar cálculos matemáticos complexos nos dois canais de áudio (esquerdo e direito) para entregar um áudio processado e uniforme.
Veja abaixo a ilustração de um áudio processado e um áudio sem processamento:
Diariamente o mercado de equipamentos eletrônicos recebe novidades para recepção de áudio FM ou sistemas de som com captação e transmissão. A evolução dos equipamentos são feitas para usuários (consumidores) que estão cada dia mais exigentes por qualidade e definição. As pessoas que adquirem esses equipamentos, consequentemente serão os ouvintes da sua rádio, então não basta só apenas entregar uma programação de qualidade, com locutores fantásticos, se na hora de entregar o som para o seu ouvinte a qualidade transmitida esta inferior quando comparada com a qualidade do áudio da emissora do seu concorrente. Através de anos de relacionamento com emissoras de rádio do mundo inteiro, a Biquad Tecnologia escuta sempre o depoimento de Engenheiros, Técnicos, Locutores e Proprietários de emissoras de rádio para desenvolver sempre a melhor solução. Quando o assunto se refere a fidelizar seu ouvinte, sabemos que a competitividade é imensa.
Atualmente o mercado tecnológico possui inúmeras soluções em processamento de áudio. Nossa dica é que antes de comprar o seu processador, pesquise sobre os componentes internos do equipamento, investigue se o equipamento é um hardware dedicado para executar o processamento de áudio. Queremos mostrar que independente da marca do processador que utilizar, a melhor escolha sempre será um equipamento dedicado e específico para fazer o tratamento e o processamento do áudio da sua rádio, evitando assim manutenções indesejadas.
A Biquad Tecnologia possui 4 modelos de processadores dedicados exclusivamente para o áudio da sua rádio FM ou para emissoras migrantes do AM, são eles:
- APG 02 Processador de Áudio Analógico
- PUNCH FULL Processador de Áudio Digital
- PUNCH Processador de Áudio Digital
- DAP4 FM Processador de Áudio Digital
A Biquad possui um know-how com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de equipamentos para o rádio, equipamentos que são projetados para que sua emissora de rádio entregue sempre o melhor som para o seu ouvinte.
Na dúvida fale com nossos consultores, sempre iremos propor a melhor solução custo benefício para a sua emissora.